Decida Pelo 3



A "Decida Pelo 3" nos incentiva a ter pelo menos 3 atitudes por dia pensando na sustentabilidade do planeta. Como o próprio vídeo da campanha fala: pode ser apagar a luz, fechar a torneira, plantar uma árvore, catar uma latinha do chão, tomar um banho mais curto ou agir com ética. O importante é fazer.

Há, claro, quem diga que é apenas uma jogada de marketing para o banco, mas a ideia deixa de ser boa? Mais clichê que tomar uma iniciativa agora que estamos na "moda da sustentabilidade" é criticar quem toma a iniciativa. Se tem segundas intenções por trás dessa campanha, e daí? Era melhor o banco não ter feito nada? E as pessoas que se mobilizaram? Bom, contanto que nada nem ninguém se prejudique, eu apoio o "Decida pelo 3".



Aqui eu deixo 3 atitudes minhas:

1- Separo o lixo reciclável do orgânico e tento reutilizar o máximo que posso o reciclável (artesanato e tal).

2-Além de fazer blocos de folhas que ainda têm um lado em branco, reciclo papel.

3- Não saio mais sem mochila ou ecobag para não precisar de sacolas plásticas.

E você, quais são suas 3 atitudes? Deixe um comentário ou mande um e-mail para oprojetomuda@gmail.com com suas 3 atitudes e uma foto do seu "três" (como a minha) que nós postaremos aqui.

Vamos mudar?

Fonte Ecológica


A SPRANQ (empresa de comunicação) desenvolveu uma fonte ecológica: a ecofont!

O que ela faz? Gasta até 20% menos tinta por impressão. Eles tentaram triângulos, estrelas quadrados, listras, letras bem finas, letras ocas, mas o melhor resultado foi com a ausência dos círculos. A letra é perfeitamente legível.

O download você pode fazer aqui: http://www.baixaki.com.br/download/ecofont.htm

Depois (para quem não sabe) é só ir no Painel de Controle do seu computador e arrastar a fonte para a pasta "Fontes".



O objetivo da SPRANQ não é só economizar tinta. Através da Ecofont eles querem incentivar o uso consciente da impressão: Será que tudo que sai da impressora é realmente necessário? Eu precisava mesmo gastar aquela folha toda para imprimir um endereço? Eu preciso mesmo desse e-mail em mãos?

Seja no local de trabalho ou em casa, dá para economizar bastante se pensarmos um pouquinho.


Falando na tinta, que tal economizar o papel? Frente e verso é sempre bem vindo, usar rascunhos para fazer blocos de anotações é bem útil e que tal mudar da folha branca para aquela bem mais bonita (é sério, acho mais bonita) reciclada?

Dicas Rápidas - Energia

Mude: Lâmpadas incandescentes para fluorescentes.

*Por quê? Cerca de 80% da iluminação dos lares em todo o mundo é feita por lâmpadas incandescentes de baixa eficiência, o que significa cerca de 2 bilhões de unidades vendidas anualmente. A simples troca desse tipo de lâmpada por fluorescentes geraria uma economia de 3 bilhões de euros e reduziria a emissão de gás carbônico em cerca de 20 milhões de toneladas por ano.



Mude: Se não está usando desligue.

*O monitor consome a maior parte da energia necessária para o funcionamento do computador (80%). Portanto, configure seu computador para que o monitor desligue em caso de inatividade.

*Aparelhos eletrônicos em standby AINDA consomem energia. Até o carregador do celular na tomada (sem o celular conectado) desperdiça energia.

*Saiu do cômodo? Se incomoda de apagar a luz?

Mude: Organize e limpe mais.

*Parece incrível, mas limpar periodicamente todas as lâmpadas da casa pode ajudar a economizar energia.

*Manter os alimentos bem organizados na geladeira e mantendo espaço entre eles garante uma melhor circulação do ar frio e economiza energia.

*Limpar e arrumar a casa ajuda a perceber os "excessos": cortamos o supérfluo e lembramos-nos do necessário.


Se tiver tempo, faça o teste do Manual de Etiqueta Sustentável no link: http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/

Blu-Ray Disc

O novo disco Blu-ray (sem o "e" do "blue", pois a letra foi removida do nome para permitir o registo da marca, já que o termo "blue ray" é usado frequentemente) chama a atenção entre os diferentes formatos de gravação. Saiba porque:


*Ele é baseado em uma mistura de um substrato de papel e um outro polímero, diferente dos discos tradicionais, cujo substrato é feito de policarbonato plástico. A substituição tem como resultado um disco em que o papel representa 52% do seu peso total (de acordo com a Sony) que ainda armazena até 25 GB.

*A troca do policarbonato pelo papel torna o disco mais seguro de destruir e menos prejudicial ao meio ambiente.

*A qualidade e a capacidade de armazenamento são maiores que as dos DVDs e HD DVDs, além de ser resistente a arranhões e gordura (Tecnologia Durabis II), ou seja, garantem uma melhor imagem e possibilitam a diminuição do uso de discos (= menos lixo).


 
Na hora de comprar um filme, que tal investir em um Blu-ray?

Papa-Pilhas - Banco Real

Pilhas e baterias no lixo comum? Não. Uma pilha pode levar séculos para se decompor, mas os metais pesados não se degradam. Nos lixões, o material tóxico das pilhas vaza e contamina tudo o que toca: solo, água e consequentemente vegetais e animais. O pior é que só depois de prejudicados é que nós procuramos mudar.

Bom, para quem não precisa ser prejudicado para se mexer, aqui vai a dica:

O programa Papa-Pilhas, iniciativa do Banco Real, recolhe pilhas e baterias portáteis usadas. Ele se encarrega da reciclagem que é feita por uma empresa especializada e licenciada (o banco é o responsável pelos custos de coleta, transporte e reciclagem dos materiais). Vale ressaltar que essa não é a única iniciativa “politicamente correta” do banco que apresenta todo um programa de sustentabilidade.

Os postos de coleta estão nas agências do Banco Real nas capitais brasileiras e em alguns municípios de São Paulo. A expectativa para 2010 é que todos os 479 municípios, onde há postos de atendimento do banco, tenham um posto de coleta.



Algumas dicas sobre o uso de pilhas e baterias:

*Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.

*Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.

*Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade.

*Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.

*Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.

Não custa nada guardar as pilhas gastas até o dia de ir ao banco.Vamos mudar?

Projeto Muda

Olá! Bem vindo ao blog Muda! Eis a síntese da criação do projeto:

Sala de aula: desperdício, acúmulo de lixo, desmatamento, efeito estufa, morte de animais, dados absurdos, SISTEMA FALHO, FALTA DE CARÁTER, ALUNOS REVOLTADOS, RECLAMAÇÃO, INTRIGA... intervalo. "O que você vai fazer no final de semana mesmo?"

Todos se chocam, todos reclamam do descaso do Governo, todos sentem raiva. Mas alguém realmente faz alguma coisa? Bom, daquela mesma sala de aula citada acima saiu um grupo de jovens extremamente irritado, mas que soube canalizar sua raiva em algo construtivo: um projeto de conscientização sócio-ecológico chamado Muda. Somos inexperientes, amadores, por assim dizer, mas cheios de vontade de aprender E fazer.

Aqui postaremos dicas, projetos, matérias e afins sobre ecologia, sustentabilidade e cidadania. Em breve postaremos sobre nossas conquistas.

Ideias para o blog? Mail us: oprojetomuda@gmail.com

Vamos Mudar?

Ocorreu um erro neste gadget