Papa-Pilhas - Banco Real

Pilhas e baterias no lixo comum? Não. Uma pilha pode levar séculos para se decompor, mas os metais pesados não se degradam. Nos lixões, o material tóxico das pilhas vaza e contamina tudo o que toca: solo, água e consequentemente vegetais e animais. O pior é que só depois de prejudicados é que nós procuramos mudar.

Bom, para quem não precisa ser prejudicado para se mexer, aqui vai a dica:

O programa Papa-Pilhas, iniciativa do Banco Real, recolhe pilhas e baterias portáteis usadas. Ele se encarrega da reciclagem que é feita por uma empresa especializada e licenciada (o banco é o responsável pelos custos de coleta, transporte e reciclagem dos materiais). Vale ressaltar que essa não é a única iniciativa “politicamente correta” do banco que apresenta todo um programa de sustentabilidade.

Os postos de coleta estão nas agências do Banco Real nas capitais brasileiras e em alguns municípios de São Paulo. A expectativa para 2010 é que todos os 479 municípios, onde há postos de atendimento do banco, tenham um posto de coleta.



Algumas dicas sobre o uso de pilhas e baterias:

*Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.

*Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.

*Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica o desempenho e a durabilidade.

*Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.

*Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.

Não custa nada guardar as pilhas gastas até o dia de ir ao banco.Vamos mudar?

4 comentários:

Kamui disse...

Tou fazendo minha parte. Incrível é saber a quantidade de pessoas que sabem sobre reciclagem de pilhas e baterias e a proporção para as que realmente executam. Vou deixar as minhas no banco esses dias, quer me dar as suas? ;P

Anônimo disse...

Bom dia,

Somos da procuradoria da União no estado do Ceará. Gostaria de saber se há como sermos contemplados em um recipiente destes de papa pilha para deflagar processo interno. Nosso endereço eletronico é armando.ferreira@agu.go.br
aguardo resposta

Anônimo disse...

Sou professora de Ciências, falo de Itaquiraí, cidade do interior do MS, têm alguma forma de coletarmos pilhas e enviarmos para vocês?
Gostaria que analisassem e mandassem possiveis sugestões, estamos numa região carente e pouco desenvilvida, não há no estado nenhuma empresa com esta finalidade.
Espero resposta.
sandraitaquirai@gmail.com

sandraxxavier disse...

olá,
Sou aluna de uma escola em Contagem-MG(Laurita de Mello) e gostaria de saber se há como colocar um papa pilha em minha escola ! Afinal de contas a escola é o local de maior acesso de uma comunidade !
se houver como respondam-me por favor
sandraxavierfialho@gmail.com

Postar um comentário