Trate Seu Papel

Não, meu quarto não é bagunçado desse jeito!

Em nome do Projeto Muda, eu comentei com amigos (que concluiram o ensino médio recentemente) que receberia as fichas, provas e cadernos (vulgo, para alguns, lixo) que não usariam mais. Não foram muitos, mas felizmente alguns não haviam jogado fora e assim começou minha bagunça...



Eu digo a quem quiser ouvir: "trate" seu "lixo"... E falando de papel eu dou algumas dicas que coloquei em prática com esses montinhos da foto acima.





*Folhas grampeadas: retire todos os grampos, pois eles não entram na coleta seletiva na parte de metal (assim como clipes, esponjas de aço, pregos e tachinhas).

*Cadernos: se ainda tiverem folhas em branco, retire só a parte escrita e continue usando o caderno para anotações, curso etc. Se não tiverem, remova a espiral e coloque cada parte do caderno no lixo adequado (espiral = plástico/metal, folhas = papel). Ainda vale passar adiante o caderno, caso as anotações possam ser úteis para outra pessoa.

*Livros: passe adiante ou releia, mas por favor, não jogue no lixo...

*Sempre separe as folhas com um lado ainda em branco para usar como rascunho. O que não é documento não precisa ser impresso em uma folha nova.


O resto, ou seja, os papéis que não podem mais ser utilizados, devem ser levados aos postos de coleta. Mesmo que não tenha coleta seletiva onde você mora, "tratar" o papel (e todo o "lixo") diminui o volume de lixo e evita novos gastos (blocos, folhas novas, cadernos etc).


Não pense que basta contar com a reciclagem de papel. As fibras se estragam, o que só permite ao papel ser reciclado de 7 a 10 vezes. E nem todo papel é reciclável, como papéis sanitários, papéis plastificados, papéis metalizados, papéis parafinados, copos descartáveis de papel, papel carbono,fotografias, fitas adesivas, etiquetas adesivas e papel vegetal.





#Em breve, farei um post com endereços de postos de coleta#




Vamos mudar?

7 comentários:

Anônimo disse...

Achei mt legal. Algumas dessas coisas eu ja fazia, mas vai ser interessante pq tinha coisas que não tinha conhecimento. valeu. :D

Igor Bruch disse...

Você sempre trazendo soluções simples e praticas para as mzelas da vida contemporanea!

Unknown disse...

thooomaz voltou a postar o/ =D gostei da idéia, quando eu não for usar mais meus papeis vou levar na coleta, só não sei ainda onde é!
beiijo

GustavoPeres disse...

adorei =] no meu ano de vestibular eu dei vários papeis de anotações e cálculos para uma amiga que a mãe fazia reciclagem. Mas depois disso nunca mais o fiz. =\

Mi disse...

Queria saber dos postos de coleta antes de ter dado as minhas xerox ;_; Mas ainda tenho umas, onde tem posto por aqui?

Unknown disse...

Gostei do blog Tomaz :D

Carolina Daemon Oliveira Pereira disse...

Interessante.

Postar um comentário