Tijoleco

A construção sustentável é uma meta cada dia menos utópica. Reaproveitamento de materiais, novas técnicas de economia e consciência ecológica vêm se tornando mais recorrentes entre engenheiros e arquitetos. Um exemplo disso é o tijolo ecológico, carinhosamente chamado de tijoleco.



O "tijolo ecológico" é uma mistura de solo, água e uma pitada de cimento que depois de passar por uma prensa, seca por sete dias e está pronto para o uso. O legal é que ele é feito para funcionar num sistema de encaixe. Sem cimento, adiciona-se um rejunte depois.

Além de limpas, obras com tijolo ecológico reduzem o custo de:

*Cimento para reboco e assentamento
*Tinta
*Ferragens
*Areia
*Madeira para formas de colunas e vigas.





“O sistema de encaixe dos tijolos agiliza o trabalho e as paredes são levantadas em média 3 vezes mais rápidas que tijolos assentados com massa.” Vimaq Prensas.





As paredes de tijoleco formas dutos verticais que permitem a passagem de tubulações elétricas e hidráulicas e ajudam a economizar de 35 a 45% na construção.



Atualmente fala-se muito do “Bioblock”, um investimento da fabricante de autopeças, a GKN do Brasil. O “Bioblock” tem o mesmo nível de propriedades mecânicas e durabilidade do um tijolo comum, mas utiliza menos argila em sua composição, reduzindo assim o impacto ambiental provocado pela extração de argila, além de preservar este recurso natural não renovável.

"Ele agrega valor ao produto gerado e também garante que a reciclagem obedeça a princípios de desenvolvimento sustentável" Andrea Pampanelli, coordenadora da área ambiental da GKN do Brasil.



Útil,não? Então, que tal mudar o tijolo?

3 comentários:

Kamui disse...

caramba... ateh na construção já chegou a conciencia?! o.O legal essa. se vc fosse engenehiro civil iria usar esse ne? hehehe

Srta. Pradines; disse...

Poxa, como você fica sabendo disso tudo?
Bem util, estou seguindo.

luciae carlos disse...

a vimaqprensas fabrica a melhor e mais versatil prensa de todos os tempos seja manual ou hidráulica eles estão sempre a frente ! tenho uma prensa hidraulica muito melhor que todas que ja tive Essa eu boto fé ...... veja www.vimaqprensas.com.br e boa sorte viva a ecologia . André biologo e fabricante de tijolos

Postar um comentário