Nós sempre achamos o preço dos CDs muito alto. Nós dizemos que a pirataria é algo errado, mas ainda compramos. Os artistas "perdem" o crédito por seu trabalho, nós perdemos em qualidade... Mas afinal, baixar ou não baixar?
Do ponto de vista ecológico, os CDs representam disperdício:
*Estudos de centros de pesquisa nos EUA mostraram que as emissões de carbono podem ser reduzidas em até consideráveis 80% quando o modelo de distribuição de música é via internet.
*Quando são considerados fatores como o processo de encarte dos discos, combustível gasto pelo transporte até as lojas e a maneira como os clientes se deslocam até os locais de compra, a redução das emissões podem girar entre 40% e 80% (mesmo considerando a energia gasta pelo computador do cliente para baixar uma música).
*Vale lembrar que um CD comprado na loja vem com aproximadamente 20 músicas. Gravando em casa no modo MP3 esse número passa para 150.
Mas e o artista? O encarte? O valor sentimental? O prazer de colecionar?
Bom, o melhor é saber medir a dose certa, agir com consciência:
*Se você gosta bastante da banda e da maioria das músicas, compre o CD.
*Se você só conhece aquela música que tocou na rádio, baixe apenas a música, você não pode presumir que gosta de tudo que a banda produziu.
*Se você ainda tem dúvida se compra ou não o CD, escute-o na internet para evitar a compra desnecessária. Mas se vale apena... prestigie seu ídolo.
Curiosidade: "In Rainbows", o CD mais novo da banda Radiohead, foi lançado na Internet para download. Os consumidores pagavam o que quisessem ou pudessem pagar. Uma semana depois "In Rainbows" estava no topo das paradas. A banda removeu o download do seu site antes de lançar nas lojas e vendeu 122 mil cópias nos EUA.
Ou seja, com um pouco de criatividade e consciência dá para conviver até com a pirataria.
…
E vocês, são a favor ou contra a pirataria?
3 comentários:
pensava q eu era doida por ainda comprar cds ;D
So a favor da pirataria, mas nada como um Cd original do Daft :)
Sou contra a pirataria, tu já sabe né? Mas uma coisa que tu não sabe é que, alêm de eu ainda comprar CD, eu compro Vinyl. Nada como um compacto ou LP novo aqui em casa... adoro o cheiro...
Postar um comentário