CD ou MP3 ?


Nós sempre achamos o preço dos CDs muito alto. Nós dizemos que a pirataria é algo errado, mas ainda compramos. Os artistas "perdem" o crédito por seu trabalho, nós perdemos em qualidade... Mas afinal, baixar ou não baixar?

Do ponto de vista ecológico, os CDs representam disperdício:

*Estudos de centros de pesquisa nos EUA mostraram que as emissões de carbono podem ser reduzidas em até consideráveis 80% quando o modelo de distribuição de música é via internet.

*Quando são considerados fatores como o processo de encarte dos discos, combustível gasto pelo transporte até as lojas e a maneira como os clientes se deslocam até os locais de compra, a redução das emissões podem girar entre 40% e 80% (mesmo considerando a energia gasta pelo computador do cliente para baixar uma música).

*Vale lembrar que um CD comprado na loja vem com aproximadamente 20 músicas. Gravando em casa no modo MP3 esse número passa para 150.

Mas e o artista? O encarte? O valor sentimental? O prazer de colecionar?

Bom, o melhor é saber medir a dose certa, agir com consciência:

*Se você gosta bastante da banda e da maioria das músicas, compre o CD.

*Se você só conhece aquela música que tocou na rádio, baixe apenas a música, você não pode presumir que gosta de tudo que a banda produziu.

*Se você ainda tem dúvida se compra ou não o CD, escute-o na internet para evitar a compra desnecessária. Mas se vale apena... prestigie seu ídolo.

Curiosidade: "In Rainbows", o CD mais novo da banda Radiohead, foi lançado na Internet para download. Os consumidores pagavam o que quisessem ou pudessem pagar. Uma semana depois "In Rainbows" estava no topo das paradas. A banda removeu o download do seu site antes de lançar nas lojas e vendeu 122 mil cópias nos EUA.

Ou seja, com um pouco de criatividade e consciência dá para conviver até com a pirataria.

E vocês, são a favor ou contra a pirataria?

3 comentários:

Anônimo disse...

pensava q eu era doida por ainda comprar cds ;D

Anônimo disse...

So a favor da pirataria, mas nada como um Cd original do Daft :)

José Mahon disse...

Sou contra a pirataria, tu já sabe né? Mas uma coisa que tu não sabe é que, alêm de eu ainda comprar CD, eu compro Vinyl. Nada como um compacto ou LP novo aqui em casa... adoro o cheiro...

Postar um comentário