Aniversário d’O Projeto Muda!

Felizmente, o blog do Muda completa um ano!

Muda

E a “comemoração” foi na primeira palestra organizada pelos voluntários do Greenpeace do Recife (da qual eu falei no último post)!

A palestra de hoje, cujo tema era “Oceanos”, teve foco nos elasmobrânquios (tubarões e arraias) e na sua pesca predatória.

Nós recebemos materiais de campanhas do Greenpeace na entrada e no final, a palestrante, a professora Rosângela Lessa, escolheu os números que receberam brindes (filmes e kits Greenpeace). Uma pena que nem ou a leit   ora Amanda Aquino, ganhou nada… Queria poder ter dado uma olhada no DVD.

2010-09-21 15.22.66

Amanhã espero encontrar mais pessoas na palestra “[R]evolução Energética”. Tu podes te inscrever na hora e eles disseram que cada dia é um certificado diferente. É muito interessante, vale a pena dar pelo menos uma conferida.

Palestra 1

Ah, os voluntários fizeram questão de relembrar que amanhã é o Dia Mundial Sem Carro! Então, mude de carro para ônibus pelo menos amanhã! Se não der, ofereça carona aos amigos!

Greenpeace Recife – Palestras em Setembro

Aqui no Recife, neste mês (Setembro), voluntários do Greenpeace promovem palestras sobre temas interessantes para quem se importa com ecologia e sustentabilidade.

voluntários greenpeace logo

As palestras ocorrerão no período de 21 a 24, sempre às 18 :30, no auditório do CCB (Centro de Ciências Biológicas) da UFPE.

Para se inscrever é preciso mandar um e-mail para gruporec.br@greenpeace.org, informando nome completo e CPF. De acordo com eles é necessário também: vontade de mudar o mundo e qualquer donativo para as vítimas das chuvas em AL e PE. Os participates recebem um certificado…

profile_img1_greenpeace

PROGRAMAÇÃO:

*Dia 21 (terça) – Tema: Oceanos – Palestrante: Rosângela Lessa

*Dia 22 (quarta) – Tema: [R]evolução Energética – Palestrante: Prof. Heitor Scalambrini Costa. *Vale lembrar que é o Dia Mundial Sem Carro, preparem seus pés e bicicletas!

*Dia 23 (quinta) – Tema: Mudanças Climáticas – Palestrante: Voluntários Greenpeace

*Dia 24 (sexta) – Tema: Transgênicos – Filme: “O Mundo Segundo a Monsanto”

O post de hoje foi indicado pela leitora Fernanda Lucena. Obrigado, Nanda!

Eu já me inscrevi e espero encontrar vocês por lá!

Que tal mudar a programação de Setembro?

Paparazzi ecológico

Olá possíveis leitores d’O Projeto Muda! Este atrasado post servirá para mostrar fotos de postos de coleta em supermercados e bancos. Pretendo repetir a idéia toda vez que encontrar iniciativas sustentáveis por aí. É legal divulgar notícias sobre coletas em diversos lugares, mas achei que seria melhor ainda mostrar que é de verdade, que alguém já foi lá e presenciou realmente..

Estava nos meus planos fazer isso antes, mas só hoje encontrei as fotos que havia tirado (sem comentar as viagens de férias me deixaram relaxado demais…).

Bom, que venham as fotos:

BOMPREÇO

2010-05-20 14.50.09 2010-05-20 14.50.18

2010-05-20 14.49.15 2010-05-20 14.49.34

BANCO REAL

2010-04-05 19.30.55 2010-04-05 19.31.03 2010-04-05 19.30.42

2010-04-05 19.31.10

SAM’S CLUB

DSC00356

A última foi enviada por um leitor do blog, o Renan Garcia. Agradeço pelo e-mail, Renan! E peço, para aqueles que encontrarem outros exemplos espalhados por aí, que mandem também para oprojetomuda@gmail.com. Mesmo que você não seja de Pernambuco como eu, porque os exemplos que postei aqui são de locais que podem e devem ser encontrados em diversos estados…

Mude seu alvo! Em vez de ficar se fotografando no espelho de casa, que tal sair e tirar umas fotos de postos de coleta? [É sério!]

Calculadora Molhada

Matéria pedida por leitor:

Uma calculadora com baterias de água. Parece estranho demais para ser verdade? Eu também achei no começo, mas ela existe e se chama “Hydro Powered Calculator”.

water-powered-calulator-500x450

Ela vem com três baterias, cada uma com dois eletrodos que quando entram em contato com água produzem eletricidade. A duração das baterias é de 2 a 3 meses, que é o tempo de evaporaração da água nos recipientes, mas basta encher novamente que ela está pronta para o uso!

Uma boa alternativa para economizar pilhar e baterias (vide Papa-pilhas) além de ser interessante. Se você tiver uma, sempre alguém vai dizer “que mentira!” e ficar surpreso quando vir que funciona.

Para os interessados… Ela está à venda em sites como o www.perpetualkid.com.

É sempre bom receber e-mails de leitores, porque assim eu posso postar o que vocês querem ler. Ah, e não precisam mandar uma matéria… basta mandar um tema, uma dúvida, que eu farei o máximo para responder as perguntas.

Que tal mudar o destinatário para oprojetomuda@gmail.com ?

Feliz Dia do Meio Ambiente!

Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente!

tree-hug

Aproveite o dia para agir com (ainda mais) responsabilidade ecológica. Apague uma luz aqui, recuse uma sacola plástica ali e aproveite o fim de semana para sair de bicicleta!

Ah, e para quem puder… leve seu lixo reciclável para uma das 108 estações de reciclagem do grupo Pão de Açúcar e ganhe de presente uma ecobag. [válido apenas neste fim de semana]

pao-de-acucar

Vamos mudar algo hoje?

Semana do Meio Ambiente

2010 começou bem sendo o Ano Internacional da Biodiversidade e agora no meio do ano chega a Semana do Meio Ambiente.

O evento ocorre em torno do dia 5 de junho, que é o dia mundial do meio ambiente desde 1972, na Conferência de Estolcomo sobre o tema. [O dia 5 é tomado como início ou término do período, dependendo do local]

Biodiversidade2010

O tema deste ano, em homenagem à 2010, é “Many Species. One Planet. One Future” (“Muitas espécies. Um planeta. Um futuro.”) e Kigali (capital de Ruanda) será a cidade-sede.

Para ajudar na comemoração, trouxe links com notícias e programações de alguns estados brasileiros para o período:

 

*Pernambuco: programação 1 / programação 2

*Paraíba: programação

*Ceará: programação

*Minas Gerais: programação

*Rio de Janeiro: programação

*São Paulo: programação

 

Mande sua foto comemorando a Semana ou mesmo o Dia do Meio Ambiente, ou escreva como foi sua comemoração para o e-mail do Muda (oprojetomuda@gmail.com)! Tire essa semana para refletir e tomar alguma atitude!

 

Que tal mudar a programação da próxima semana?

O Muda muda

Tudo começou com um layout simples (como vocês podem ver na imagem abaixo) e passou 7 meses com a promessa de um design melhor.

Cópia de Projeto Muda - O ínicio

Com a dificuldade de postagem, o Muda provavelmente faria aniversário sem mudanças, mas um amigo e leitor do blog se ofereceu para ajudar com seus dotes em Web Design.

Seu nome: Breno Chamie.

91359156        

E neste post fica o muitíssimo obrigado! Parabéns pelo excelente trabalho!

Esperamos que outros continuem/comecem a colaborar, seja com idéias para posts ou, como no caso de Breno, um novo layout.

 

O blog mudou. E você... vai mudar?

Faça você mesmo!


Depois de muito tempo parado, o Muda volta com uma dica para quem curte artesanato:

O "Instructables" é um site especializado em projetos de faça-você-mesmo. Nele, os usuários podem postar seus próprios "manuais" de como fazer passo-a-passo diversos artefatos. Nos comentários, os visitantes podem deixar fotos das suas versões dos projetos e links para produções semelhantes.

O que chama atenção é o uso abundante de materiais reciclados... Livros desatualizados, vinis e cds velhos, disquetes, enfim, tudo o que para você pode parecer lixo, no Instructables tem um manual para reaproveitar.


Aqui vão alguns exemplos do que você pode encontrar lá:



"Prateleira invisível", feita com um livro que ia para o lixo.



"Prateleira invertida"



Vasos de disquetes.



Suporte de livros de vinil.



Bolsa de copos de café.



Infelizmente o site é todo em inglês, mas vale a pena dar uma conferida e tentar traduzir...




Ah, além de artesanato, lá você encontra receitas diversas como "o que fazer com o resto de comida na geladeira" e "aprenda a fazer minha torrada favorita". Além de promover a sustentabilidade é divertido de ler.


Que tal mudar um pouco a rotina e construir algo?

Hora do Planeta 2010

Um pouco em cima da hora, mas ainda vale a pena divulgar.



Este é o texto do site oficial da "Hora do Planeta":


"No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização."





Durma, se reúna com os amigos para conversar, fique abraçado com seu(sua) namorado(a) ou simplesmente filosofe sobre a vida.





Não custa nada passar uma hora sem tv, computador ou luzes ligadas em nome de uma boa causa.







Há quem acredite que isso não leva a nada, que apenas uma hora, em um dia, por ano não faz diferença... Mas se nós não tentarmos, nunca vamos descobrir.



Para maiores informações, o site oficial brasileiro: http://www.horadoplaneta.org.br/



Vamos mudar de on para off?


Trate Seu Papel

Não, meu quarto não é bagunçado desse jeito!

Em nome do Projeto Muda, eu comentei com amigos (que concluiram o ensino médio recentemente) que receberia as fichas, provas e cadernos (vulgo, para alguns, lixo) que não usariam mais. Não foram muitos, mas felizmente alguns não haviam jogado fora e assim começou minha bagunça...



Eu digo a quem quiser ouvir: "trate" seu "lixo"... E falando de papel eu dou algumas dicas que coloquei em prática com esses montinhos da foto acima.





*Folhas grampeadas: retire todos os grampos, pois eles não entram na coleta seletiva na parte de metal (assim como clipes, esponjas de aço, pregos e tachinhas).

*Cadernos: se ainda tiverem folhas em branco, retire só a parte escrita e continue usando o caderno para anotações, curso etc. Se não tiverem, remova a espiral e coloque cada parte do caderno no lixo adequado (espiral = plástico/metal, folhas = papel). Ainda vale passar adiante o caderno, caso as anotações possam ser úteis para outra pessoa.

*Livros: passe adiante ou releia, mas por favor, não jogue no lixo...

*Sempre separe as folhas com um lado ainda em branco para usar como rascunho. O que não é documento não precisa ser impresso em uma folha nova.


O resto, ou seja, os papéis que não podem mais ser utilizados, devem ser levados aos postos de coleta. Mesmo que não tenha coleta seletiva onde você mora, "tratar" o papel (e todo o "lixo") diminui o volume de lixo e evita novos gastos (blocos, folhas novas, cadernos etc).


Não pense que basta contar com a reciclagem de papel. As fibras se estragam, o que só permite ao papel ser reciclado de 7 a 10 vezes. E nem todo papel é reciclável, como papéis sanitários, papéis plastificados, papéis metalizados, papéis parafinados, copos descartáveis de papel, papel carbono,fotografias, fitas adesivas, etiquetas adesivas e papel vegetal.





#Em breve, farei um post com endereços de postos de coleta#




Vamos mudar?

Água de beber


Todos conhecem a importância da água. É no mínimo memorável que ela representa 70% do nosso corpo e 2/3 da superfície da Terra... Além disso, a maioria das religiões (como o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca) considera a água como um agente purificador.

Então, falando em purificar através da água, que tal falar da purificação de água?



Purificador da minha casa.




Recentemente, minha família decidiu adotar um sistema de purificação de água na nossa casa. No começo era apenas para evitar a contínua compra de garrafões de água mineral, mas após conversar com aqueles que entendem realmente de água, mudei minha visão do assunto.

O que descobri :

*Nos rótulos de água mineral vem escrito que as garrafas devem ser armazenadas longe do sol, mas não é comum ver um caminhão de transporte de água mineral ser coberto. [E quem nos alerta para manter os filtros da cozinha longe do fogão e do sol?]

*Dificilmente nós vemos um garrafão transparente. [Isso evita que os compradores percebam lodo ou qualquer alteração no plástico, permitindo a reutilização do mesmo recipiente muitas e muitas vezes pela empresa]

*Na instalação do purificador, fizemos um teste para detectar o nível de cloro na água. A mineral (direto do garrafão) ficou amarelada, a da torneira depois de passar pelo purificador ficou transparente. [Nós colocamos uma batata em pedaços na água mineral testada. O tubérculo absorveu todo o cloro, deixando a água transparente. Imagine o quanto de cloro não ingerimos pelos alimentos...]

*O grande vilão é o plástico dos garrafões. Dados da Veja:

“Onde a água dura mais: em recipientes de vidro. Eles têm maior capacidade de vedação e conservam melhor o líquido (Prazo de validade: 1 ano).


Onde a água dura menos: nos galões de polipropileno retornáveis. A partir de setembro, todos os galões terão de conter, além da validade da água, informações sobre a data de fabricação da embalagem. Segundo a Anvisa, esses produtos têm vida útil de três anos. As constantes lavagens entre as recargas desgastam o plástico e prejudicam o sabor e a qualidade da água (Prazo de validade: 1 mês)”



Ainda há muita coisa, mas como disse o instrutor responsável pela instalação do purificador com quem falei, eu poderia passar o dia falando das desvantagens do garrafão e das qualidades do purificador.

Bom, indico em especial o purificador da marca que eu comprei: o Purific Ecológico.

Ele é transparente (para você ver o que está bebendo), o design é ótimo (não precisa de toalhinhas para cobrir/esconder ele na cozinha) e utiliza um sistema que imita a filtração natural da Terra.




Para maiores informações do produto, acesse: http://www.purific.com.br/


Que tal mudar o filtro?

Tijoleco

A construção sustentável é uma meta cada dia menos utópica. Reaproveitamento de materiais, novas técnicas de economia e consciência ecológica vêm se tornando mais recorrentes entre engenheiros e arquitetos. Um exemplo disso é o tijolo ecológico, carinhosamente chamado de tijoleco.



O "tijolo ecológico" é uma mistura de solo, água e uma pitada de cimento que depois de passar por uma prensa, seca por sete dias e está pronto para o uso. O legal é que ele é feito para funcionar num sistema de encaixe. Sem cimento, adiciona-se um rejunte depois.

Além de limpas, obras com tijolo ecológico reduzem o custo de:

*Cimento para reboco e assentamento
*Tinta
*Ferragens
*Areia
*Madeira para formas de colunas e vigas.





“O sistema de encaixe dos tijolos agiliza o trabalho e as paredes são levantadas em média 3 vezes mais rápidas que tijolos assentados com massa.” Vimaq Prensas.





As paredes de tijoleco formas dutos verticais que permitem a passagem de tubulações elétricas e hidráulicas e ajudam a economizar de 35 a 45% na construção.



Atualmente fala-se muito do “Bioblock”, um investimento da fabricante de autopeças, a GKN do Brasil. O “Bioblock” tem o mesmo nível de propriedades mecânicas e durabilidade do um tijolo comum, mas utiliza menos argila em sua composição, reduzindo assim o impacto ambiental provocado pela extração de argila, além de preservar este recurso natural não renovável.

"Ele agrega valor ao produto gerado e também garante que a reciclagem obedeça a princípios de desenvolvimento sustentável" Andrea Pampanelli, coordenadora da área ambiental da GKN do Brasil.



Útil,não? Então, que tal mudar o tijolo?

Decididos pelo 3! [2]

Demorei para postar outro "Decidido pelo 3", mas aqui está:



Renan Garcia

1 - Desligo o monitor do computador quando não estou usando e desligo o dos outros também rs;
2 - Pego papeis, de outros lugares (não só na minha casa), que só foi usado um dos lados pra fazer bloquinhos de anotações.
3 - Guardo pilhas velhas e divulgo a idéia.

Voltando de um período de "férias" para mudar mais ainda!

Quarenta e Cinco Graus



45°. Só isso e você economiza bastante.

Quase todo mundo sabe que aparelho em stand by ainda gasta energia (até 20% do consumo total) , mas quantos sabem que, mesmo desligados, os aparelhos ligados à tomada representam 11% da conta?

Para nossa sorte, o designer Yong-jin Kim criou o Power Socket Switch, uma tomada que corta o fluxo da corrente elétrica quando girada para a direita. Esses 11% economizados representam 169 milhões de toneladas de CO2 emitidos na atmosfera em todo o mundo. Além de prevenir contra vários choques e acidentes elétricos.


Simples e funcional.


Outras informações no site do designer: http://www.kimeba.com





Vamos mudar as tomadas?